Publications

Os 6 de Estocolmo.
A Primeira Participação Portuguesa nos Jogos Olímpicos 1912   (2012)
 
Este livro recua cem anos no tempo, para a primeira história épica do desporto português e uma das mais simbólicas do século XX. A partir de 1912 começaria a perpetuar-se o imaginário dos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em especial a lenda do maratonista Francisco Lázaro e da sua trágica morte. Mas esta também foi a saga de seis portugueses que o desporto uniu em 1912, para viverem a extraordinária história da primeira participação de Portugal nos Jogos Olímpicos. Estes não são somente seis atletas que cumpriram o sonho olímpico. Foram os pioneiros. Depois deles, o desporto português mudou para sempre.
 
Edições Afrontamento. 2012.
 
ISBN: 978-972-36-1272-1
Visão História.
1914-1918. Portugal durante a Grande Guerra   (2014)
 
A I Guerra Mundial afetou todos os portugueses, e não apenas as famílias dos cem mil homens que foram mobilizados. Nesta edição da Revista Visão História são abordadas várias áreas por um grupo de investigadores e especialistas do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa.
 

Desporto: A batalha dos estádios, Por Rita Nunes

VISÃO HISTÓRIA, Outubro 2014, pág. 42 e 43

BOOKS

JOURNALS

Livro 6 Estocolmo

Capa_Visão História_Set2014

Teaser & Documentary

Os 6 de Estocolmo.
A Primeira Participação Portuguesa nos Jogos Olímpicos 1912   (2012)
 
Este documentário recua cem anos no tempo, para a primeira grande história épica do desporto português. A partir de 1912 começaria a perpetuar-se a história dos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em especial a lenda do maratonista Francisco Lázaro e da sua trágica morte na Suécia.
 
Teaser: 4:30 min
Documentary: 
IDN_Leituras da Grande Guerra_2016

IDN Nação e Defesa
Leituras da Grande Guerra   (2016)
 
Decorrente de um Workshop inserido no projeto de investigação "Pensar Estrategicamente Portugal: A Inserção Internacional das pequenas e Médias Potências e a Primeira Guerra Mundial, realizado a 8 de abril de 2015, o Instituto de defesa Nacional em parceria com o Instituto de História Contemporânea da Universidade nova de Lisboa e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa procurou fazer um levantamento do 'estado da arte' da historiografia nacional e publicar um conjunto de artigos que estudam e analisam a participação de Portugal no primeiro conflito mundial, nas suas diversas dimensões.
 

Desporto em tempo de Guerra. Os Jogos Interaliados, Por Rita Nunes

IDN Nação e Defesa, N.º 145, Outubro 2016, pág. 101 a 108

SCIENTIFIC PUBLICATIONS

NON-SCIENTIFIC PUBLICATIONS

Follow me

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean

© 2015-2020 by Rita Nunes.
Proudly created with
Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now